Sites Grátis no Comunidades.net
Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
O PODER DA ESPIRULINA





Espirulina Tiens Brasil 120 cápsulas

Bem-vindos ao admirável mundo da engenharia alimentar. Na Fundação Universidade Federal de Rio Grande (Furg), extremo sul do Brasil, dois tipos de bolo de chocolate estão competindo no teste de sabor. As voluntárias tomam goles de água entre um pedacinho e outro para apurar o paladar. Mas na hora de escolher o melhor, nenhuma dúvida.

"O bolo que ela mais gostou foi desenvolvido no nosso laboratório e possui espirulina na sua composição. O outro bolo, que ela não gostou tanto, é comercial, comprado em qualquer supermercado", revela o coordenador da pesquisa, o engenheiro de alimentos Jorge Alberto Vieira Costa.
A voluntária diz que não sabia que o bolo tinha alga na composição. "Em nenhum momento o gosto foi parecido com alga. Tinha gosto de bolo normal", diz.
Normal? Que nada. O principal ingrediente do bolo veio das águas de uma área de preservação ambiental, a 500 quilômetros de Porto Alegre. No Banhado do Taim nasce a Lagoa Mangueira, onde pesquisadores identificaram a presença de um dos alimentos mais completos já descobertos pelo homem: a microalga espirulina.
"Ela tem 60% de proteína. É um dos alimentos com maior potencial protéico que existem. Só para comparação, a carne tem 20% e o leite tem 12%", diz o coordenador da pesquisa.
A espirulina é mesmo poderosa. E na estufa da Furg, os pesquisadores conseguem produzir 50 quilos por mês. Na colheita, a cada três dias, dá para ver como se reproduzem rapidamente. Depois, são mais algumas horas no processo de secagem até saírem do forno com cara de palitinhos verdes.
E a espirulina que chegou ao laboratório em forma de palitinhos foi transformada em sopa, bolo, gelatina e até em barrinhas de cereais. A diferença entre esses produtos e aqueles que se encontram nas prateleiras dos supermercados vai além da cor verde, típica das algas. É que esses alimentos ajudam a reduzir o colesterol e a prevenir doenças cardíacas.
O coordenador da pesquisa explica: a espirulina tem uma grande concentração de sais minerais e de vitaminas e é uma poderosa fonte de ômega 3 e ômega 6. Mas o sucesso está mesmo no índice de aproveitamento: nosso organismo consegue absorver 90% dos nutrientes da espirulina.
"Se eu ingerir 1 quilo de soja, vou aproveitar menos de 500 gramas. Se eu ingerir 1 quilo de massa, vão ser aproveitados 700 gramas. Se eu ingerir 1 quilo de espirulina, mais de 900 gramas vão ser aproveitados pelo meu organismo", diz Jorge Alberto Vieira Costa.
A espirulina faz bem porque é rica e muito simples. Exige pouco das enzimas na hora da digestão, deixando-as livres para se dedicarem à renovação das células. Os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6 funcionam como antiinflamatórios naturais.
"Seriam úteis na prevenção de doenças cardiovasculares, arteriosclerose, diabetes, doenças neurovegetativas, neuropatias diabéticas, tudo o que fosse decorrente de doenças circulatórias. Além disso, ela melhora quadros de anemia, porque contém ferro e vitamina B12, que são constituintes minerais que combatem a anemia. Então, ela pode ser bastante útil em casos de desnutrição e subnutrição. Quem diria! Tanto poder escondido nas águas. Mas o Brasil ainda não produz comercialmente a espirulina.
"Países desenvolvidos, onde a quantidade de sol é menos de seis meses ao ano e as temperaturas não são adequadas, produzem essas algas e exportam para nós. E nós compramos as algas a um preço bem alto", diz Jorge Alberto Vieira Costa.
Graças à pesquisa, a Furg já produz espirulina em escala suficiente para marcar presença na merenda escolar de Rio Grande. Em abril, essas delícias deixarão de ser exclusividade do laboratório.
"Algumas crianças já provaram e não fizeram cara feia. Tem alga sabor chocolate, canela, limão, kiwi.A microalga verde-azulada chamada espirulina pertence ao grupo de 1,500 espécies de plantas aquáticas microscópicas. As duas espécies mais comuns usadas para o consumo humano são a Spirulina maxima e a Spirulina platensis. São ambas ciano-bactérias, ou cianófitas.
A espirulina cresce naturalmente em lagos tropicais e subtropicais com altas concentrações de pH, cabornato e bicarbonato. A espirulina cresce em África, na Ásia e na América do Sul.

A maioria dos benefícios à saúde humana atribuídos à espirulina e a outros suplementos com microalgas verde-azuladas não é apoiada por estudos científicos. A espirulina é particularmente rica em proteínas (60%), e também contém carotenóides, vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais.
Efeitos
Segundo várias fontes não científicas, a espirulina ajuda a:
• Fortalecer o sistema imunitário
• Manter a função cardiovascular e um nível de colesterol saudável
• Melhorar a saúde gastrointestinal e digestiva
• Manter os processos de limpeza e desintoxicação naturais do corpo
• Manter a pele saudável
Uso
Os consumidores experientes sugerem 2-5 gramas diárias para melhorias significativas na saúde física. Isto é uma colher de chá de pó de espirulina. Como a espirulina é um alimento completo, podes tomá-la tanto sozinha como às refeições. Mistura o pó de espirulina num sumo de fruta, iogurte líquido com fruta, ou sumo de legumes.
Ingredientes
A espirulina contém vitaminas (B1 ou tiamine, B2 ou riboflavina, B3 ou nicotinamida, B6 ou piridoxina, B9 ou ácido fólico, B12 ou cianocobalamina, vitamina C, vitamina D e vitamina E), minerais (cálcio, crómio, cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, selênio, sódio e zinco), muitos pigmentos (clorofila-a, xantofila, beta-carotena, equinenona, mixo xantofila, zeaxantina, canta xantina, diatoxantina, 3-hidroxiequinenona, beta-criptoxantina, oscila xantina, para além de ficobiliproteínas, c-ficocianina e aloficocianina), proteínas, todos os aminoácidos e ácidos essenciais (ácido gamma-linolénico ou AGL, e também ácido alfa-linolénico ou AAL, ácido linolênico ou AL, ácido estearidónico ou ASD, ácido eicosapentaenóico ou AEP, ácido docosaexaenóico ou ADH, e ácido araquidônico ou AA.
 

Total de visitas: 26667
Criar um Site Grátis    |    Crear una Página Web Gratis   |   Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net